domingo, 4 de novembro de 2012

Salmos 1 - Um Salmo Em Seu Coração



Salmos 1


Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.


Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.


Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.


Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.


Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá. 



Alternativas de Vida
 

Em 31 de outubro de 1983, uma aeronave das Linhas Aéreas Coreanas partiu de Anchorage, Alasca, em seu voo #007, direto para Seul, Coreia. Entretanto, sem que o piloto e a tripulação soubessem, o computador que controlava o sistema de navegação de voo continha um erro de um grau e meio no cálculo da rota. No momento da partida, o equívoco era imperceptível; após 100 milhas, o desvio era ainda muito pequeno para ser detectado. Porém, à medida que o gigantesco 747 cruzava as Aleutas e sobrevoava o Pacífico, o erro foi captado pelos radares soviéticos. Jatos foram lançados para a interceptação e, sobre o território central da Rússia, o voo foi atingido e derrubado. Todos a bordo foram mortos.
Um pequeno erro cometido no ponto de partida reultou em uma trágica trajetória e em um final destrutivo.
O Salmo 1 apresenta dois planos possíveis de pilotagem que resultam em finais muito diferentes, e oferece critérios de checagem para conferirmos nosso rumo.

Estou andando no conselho dos ímpios?

Sempre que meus sentimentos e emoções, ou os conselhos de amigos, impelem-me a fazer o que é inconsciente com a Palavra de Deus, estou diante do "conselho dos ímpios". Viver fora da vontade expressa de Deus (como registrada na Bíblia) ou viver segundo a orientação interior do Espírito Santo é uma questão de escolha.


Estou me detendo no caminho dos pecadores?

Deter-se significa assumir posição fixa e constante. Prossegui em andar com os ímpios e, agora, assumi seus próprios pontos de vista. Posso ser acusado de defender minhas escolhas erradas e justificar minha conduta pecaminosa, e também a dos ímpios.

Estou me assentando na roda dos escarnecedores?

Assentar-se é uma postura que tem a ver com finalização. Recuso-me a ser perturbado; permaneço fixo em meu assento. Desprezo e ridicularizo os que buscam a vontade e os caminhos de Deus. Definitivamente, minha separaçaõ de Deus se torna tão extrema que me transformo em um crítico de Deus e dos outros - e assim me torno um ímpio.

Tenho o meu prazer na Lei do Senhor?

Nas profundezas do desânimo, da dor ou da rebeldia, posso desgostar-me do padrão de Deus. Posso pensar que Ele Umpede minha felicidae como pessoa, interfere em minhas escolhas e me oprime com regras que eu não quero nem sinto que possa obedecer. 
Não fosse pela graça de Deus, eu jamais teria prazer em sua Lei. Contido, é escolhendo obedecer-lhe que a alegria chega progressivamente, quando percebo o que Ele significa para a minha vida.

Medito em sua Lei de dia e de noite?

Tenho refletido sobre a Palavra de Deus - memorizando-a, estudando-a e aplicando-a em minha vida -, encontrando dessa forma firmeza, cura e restauração?

Minhas respostas a essas cinco perguntas determinam i meu destino. Há apenas duas possibilidades para o meu futuro: prosperidade e estabilidae ou instabilidade e vazio. Se eu abandonar as posturas de andar, deter-me e assentar-me com os ímpios, aceitar esperar no Senhor, ter prazer em sua Palavra e nela meditar, minha vida se tornará como uma "árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará". 

Por outro lado, posso ser como a moinha que na debulha é separada do grão, sendo lançada nos arespelo forcado. Ela é soprada para longe, enquanto os grãos mais substencias caem de volta ao solo.
No final, os ímpios são pessoas insignificantes, pessoas desprovidas de de substância real ou profundidade de caráter - sem raízes, sem consistência e sem utilidade.

Há dois caminhos na vida, apenas dois. O Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá (v. 6).

A segurança do crente não provém de sia obediência e esforço pessoal. É o Senhor que vela pelo seu caminho.

Você eu escolheremos que a palavra descreverá nosso destino, agors e eternamente. Não precisamos entrar em um curso errado tal como o voo 007; escolhendo o curso traçado para nós ("Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." 2 Timóteo 4:7 - "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." Hebreus 12:1-2).

Fonte: Um Salmo em Seu Coração

Sem comentários:

Enviar um comentário